domingo, 10 de abril de 2011

Quem lê um conto, comenta um ponto!

Olá pessoal,

Vamos compartilhar nossas sensações, impressões, interpretações e opinões sobre os contos de Luiz Vilela que lemos. Escolham um ponto ou alguns pontos em um dos contos que mais lhe chamou atenção. Se quiserem apontem questões sobre estilo, foco narrativo, enredo, tempo, espaço, personagens, temáticas... de modo que possamos deixar registradas aqui as discussões que tivemos em sala de aula e também debater com outros leitores.
=)

44 comentários:

  1. O q mais me chamou a atenção nos contos do luís foi q ele trata de temas muito poucos comentaddos antigamente, e no final dos contos ele deixa aqle "qzin" de q o leitor tem a possibilitar o desfecho final de toda a história (essa aparte fik a parte do leitor com a "imaginação fértil".
    São poucos os personagens q compõem a cena dos contos do Luíz, as temáticas me chamam bem a atenção...
    DOis foram o mais q me chocaram foi os primos e as más noticias...
    :D

    ResponderExcluir
  2. Eu acho os contos de Luiz Vilela bastante interessante pois eles retratam o cotidiano das pessoas e a realidade em que vivemos. Um ponto que me chama atenção é que o autor nos permite terminarmos o conto com a nossa própria imaginação.

    ResponderExcluir
  3. Ah eu gostei bastante dos contos, os que mais me chamaram atenção foi: LUXO e PRIMOS.
    No LUXO mostra o tanto que as empregadas domesticas são desvalorizadas e que para algumas pessoas, o bem-estar das outras pessoas não importam, apenas o seu, e gostei tambem pelo fato dele contar o conto com uma linguagem bem informal, que possibilita até mais o entendimento do conto.
    Já o conto Primos, é um conto mais romantico que chama atenção principalmente para como as coisas sempre estão levando o primo para o caminho certo, como quando acabou a energia por exemplo, e pela paixão do primo desde pequeno.
    =D

    ResponderExcluir
  4. É bem legal, principalmente quando chega no momento que vc fica impolgado, tenso, curioso, mais envolvido e ai... vc tem que imaginar o final. É fácil criar o início de um conto, mas fazer o final... em todo história é assim, sempre existe alguém que não concorda como acaba a história, será que por causa disso o Luiz Vilela resolveu deixar essa parte subjetiva a cada leitor?

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar sobre o Luiz, mas confesso que nunca tive o interesse de ler alguma obra de sua autoria. Mas quando começamos a ler os contos com as professoras Michele e Liana, eu vi que os contos desse autor aborda temas muito interessantes que me levaram a procurar e ler outros. Uma característica que eu pude notar é o fato de que os detalhes mais importantes não estão totalmente explícitos, e sim com duplos sentidos e escondidos possibilitando várias conclusões do que podia acontecer. E a maioria desses contos abordam fatos reais que acontecem normalmente, mas que são omitidos e não são discutidos em geral. E isso provocou variadas reações em mim mesma e nos meus colegas de sala, o que foi muito interessante!

    ResponderExcluir
  6. Achei os contos do Luiz Vilela muito interessantes, porque eles apresentam fatos que realmente acontecem mais que às vezes nem nos damos conta. São contos com fatos marcantes como a sexualidade, o cigarro, a traição e etc. Adorei todos os contos que lemos, e também gostei muito dos trabalhos que estamos fazendo. Quero muito ver a peça! =]

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Os contos do Luiz Vilela tem um poder de envolvimento incrível, você começa a se identificar, identificar pessoas que estão ao seu redor.. Como em Primos, possui uma temática presente na vida de várias famílias, que é a paixão/atração entre primos, por terem uma ligação muito próxima e tal.. PS: já aconteceu até comigo!!
    Uma parte que eu gostaria de ressaltar também, é que o Luiz Vilela dá um fim incerto para seus contos, fazendo assim os leitores terem dúvidas e ficarem curiosos sobre aquele final, estimulando a imaginação deles.
    Bom, por hoje é só isso que eu vou comentar! e só mais uma observação: To louquíssima pra ver a peça novamente, ver o Cássio lindo atuar!! Beijo

    ResponderExcluir
  9. Os contos de Luiz Vilela são muito interessantes. Eles retratam temas polêmicos, mas ainda sim presentes no nosso cotidiano, de uma forma misteriosa e eu diria um pouco confusa e obscura. Já que ele deixa a interpretação do conto para o leitor, mechendo com seus valores e sentimentos.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal. Que bom que vocês estão gostando dos contos do Luiz Vilela. Creio que é um privilégio para nós conhecer este importante autor da cidade de Ituiutaba. Concordo com vocês quando dizem que uma leituranos leva a outras. Vamos seguir adiante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu acho bem interessantes os contos do Luis Vilala. Não só por eles serem involventes, mas por nos deixar, na maioria das vezes, curiosos sobre o fim da história, já que isso fica em aberto. Também, pode se perceber que a algumas historias realmente estão ligadas a "vida real", pode se dizer. Ele nos faz questionar se aquilo realmente acontece, em alguma lugar. :D

    ResponderExcluir
  12. Luiz Vilela com certeza é um escritor singular. Alguns de seus contos tratam de assuntos que as vezes passam despercebidos, como por exemplo a monotonia das novelas da televisão no conto "Pra vocês mais um capítulo". Vale lembrar que ele não se esquece de deixar evidências de que alguns contos se passam aqui em Ituiutaba, como no conto "Más notícias", "Branco sobre Vermelho"(onde aparece um deputado que pela descrição parece o Romão) e outros onde se vê expressões como "uai", etc. Com certeza Luiz Vilela tem um estilo refinado e apesar disso ele não se esquece de nossa pequena cidade de Ituiutaba.

    ResponderExcluir
  13. olá, gentee!!!
    estou mto feliz em ver como vocês estão interessados na obra de Vilela e como estão fazendo ótimas análises sobre os contos!
    para nós, do grupo MECA, é uma grande alegria ver esse envolvimento com o projeto. Vai ser muito bom apresentar para vocês!Além de atriz da peça, sou uma fã do Vilela.
    entre todos os comentários ótimos de vocês , chamou-me a atenção este da Lorena:
    "porque eles apresentam fatos que realmente acontecem mais que às vezes nem nos damos conta."
    Acho que esta é uma das importantes funções da Arte: trazer uma reflexão de algo que nunca tínhamos pensado antes.
    outra coisa: realmente , gente.... a identificação com as situações e com os personagens é um ponto importante da obra de Vilela.
    parabéns mais uma vez pelo blog!
    parabéns pelos comentários, pessoal!
    bjos
    Juliana - atriz do MECA e professora de Teatro da Escola de Teatro Vianinha

    ResponderExcluir
  14. Ah!!!! legal o Igor ter citado o conto "Luxo".Chegamos a ensaiar este conto, mas nosso diretor achou que ele era muito pequeno pra fazer parte do espetáculo.
    Adoro "Luxo". Ele mostra uma característica marcante de Vilela: Uma crítica à banalização da vida humana. Principalmente em relação a grupos que fazem parte de camadas mais pobres da população. Essa crítica, sempre feita com muita ironia e humor, também está presente em "Más Notícias", e em outros contos.
    o autor coloca mesmo o "dedo na ferida" e nos faz perguntar: - Será que já não agi dessa forma?
    lembrando: www.teatrovianinha.com.br
    entrem lá!! Temos fotos do processo de montagem e ensaios e fotos do espetáculo.
    abração, pessoal!

    ResponderExcluir
  15. Vamos lá...já tinha tido anteriormente a curiosidade de ler textos de nosso autor conterrâneo, Luiz Vilela. O interessante de seus contos é a crítica à sociedade, os temas propostos, que quase sempre despertam um interesse pelo clímax da história..por exemplo, no conto Primos, aposto que ninguem imaginava que fosse terminar daquela maneira...=)
    Luiz Vilela é um excelente autor, suas temáticas são interessantes, e despertam o interesse do autor..=)
    Depois comento mais...

    ResponderExcluir
  16. Achei muito interessante como ele consegue nos envolver na leitura, criando aquela expectativa de querer saber o que vai acontecer no final, a gnt fica curioso o conto inteiro e o final é sempre surpreendente, muitas vezes deixando várias interpretações do que pode ter acontecido no final. Estou pensando e doido pra ver como será tudo isso, só que no palco. Com certeza vai ser muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Então eu gostei muito das obras de Luiz Vilela, principalmente por deixar o final alternativo, adorei essa parte. Ao fazer meu conto adaptei essa característica, como também deixar o clímax para o final.

    ResponderExcluir
  18. São otimos os contos do Luiz Vilela porque tratam de assuntos cotidiados e normais em nossas vidas e os retratam em um conto. A principal caracteristica vista por mim é o final supreendente dos contos que não nos eram esperados no principio da trama.

    ResponderExcluir
  19. É muito interessante a forma com que Luiz Villela relata fatos extremamente comuns (como 'Pra vocês mais um Capítulo') de formas tão incomuns, fazendo com que o leitor se impressione mesmo com o cotidiano!

    ResponderExcluir
  20. A forma como Luiz Vilela descreve fatos corriqueiros, que acontecem a nossa volta todos os dias é bem chamativa e interessante, pois ao lermos, não parece ser fatos tão comuns ou nós mesmos não nos damos conta de certas coisas passam em branco em nosso dia. Porém já li contos que para mim não tem sentido algum como "com seus próprios olhos".

    ResponderExcluir
  21. Os Contos de Luiz Vilela são muito interessantes,nos faz se identificar,refletir, e mostra o q acontece ao nosso redor as vezes de forma humoristica deixando sempre um misterio e nos deixando curiosos,tendo uma surpreza pro final!! Gostei muitoo principalmente de "primos e luxo"

    ResponderExcluir
  22. Luiz Vilela, para mim tem duas características muito marcantes: o final alternativo e os personagens baseados nas características humanas, principalmente nas que muitas vezes passam despercebidas... Os contos também nos faz refletir sobre como estamos agindo, quem realmente somos e alguns de nossos desejos mais profundos...

    ResponderExcluir
  23. O que eu acho mais interessante nos contos do Luiz Vilela é que em boa parte deles, o climax fica no fim, o que deixa o suspense e a possibilidade de você mesmo imaginar como seria o desfecho da história. O que eu mais gostei foi Primos, pois mostra uma coisa que pode ser bem comum nas famílias de hoje em dia, mas não é muito retratado pela sociedade.

    ResponderExcluir
  24. Luiz Vilela deixa sempre um gostinho de quero mais ! Com isso ele deixa o leitor usar sua imaginação . Parabéns pra ele !

    ResponderExcluir
  25. Os contos do Luiz Vilela realmente são bastante interessantes, pois a marca dele é diferente do que eu já tinha visto que é o clímax da história no final,e os temas que ele aborda normalmente não são muito discutidos na sociedade , o que é bastante interessante. E é notável a riqueza de detalhes nos contos, detalhes que se não observar nas 'entre linhas' não notamos. Enfim, gostei bastante dos contos dele e devem ter ficados ótimos no teatro (:

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Os contos de Luiz Vilela me chama bastante atenção na forma natural de passar o que quer (um pouco de quero mais ,uma imaginação ousada, os detalhes das pessoas coisas expressões) faz uma crítica ao que nos cerca desnaturalizando o "banal" e nos divertidos...

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Nunca tinha ouvido falar no Luiz Vilela, mas depois que nos comessamos a ler os contos dele,pensei comigo mesmo "Porquê não sabia quem era Luiz Vilela antes". Muito bom!

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito do modo como ele emprega as palavras e na maneira de como ele faz com que nos fiquemos com vontade de ler mais e mais. E tambem achei bem legal por ele ser reconhecido mundialmente e ele ser de Ituiutaba.
    Muito Legal!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Natalia Fernandes disse...
    oii. Os contos do Luiz Vilela são sempre muito bons! E um tipo de conto que mexe com as nossas emoções,e nos deixa com gostinho de quero mais. Nos faz tambem refletir coisas que a gente as vezes prefere esquecer.Como os acontecimentos do dia a dia em que a sociedade esta envolvida!

    ResponderExcluir
  32. Gostei muitos dos contos do tijucano luis vilela , ele coloca muito fatos da realidade , o que da ao seus contos uma essencia muito interessante, por isso acho interessante o fato do grupo de teatro interpretar esses contos. Espero com muita anciedade ;D

    ResponderExcluir
  33. Eu gostei muito dos contos do Luiz Vilela, principalmente do conto "Rua da Amargura".
    Os contos do Vilela nos fazem ficar com `gostinho de quero mais` principalmente o conto "Mas Noticias".

    ResponderExcluir
  34. São otimos os contos do Luiz Vilela pois tratam de assuntos cotidiados retratados em conto.Quando aborda o amor e a sexualidade, Vilela sempre procura situar as cenas do conto em uma problemática mais ampla, seja psicológica, seja social ou cultural, muitas vezes num contexto da religioso. Assim, o conto tem interage questões diversas, como preconceitos, preocupações financeiras, trabalho, uma realidade circundante, que têm influência direta no modo de se encarar a sexualidade.

    ResponderExcluir
  35. Luiz Vilela tem um jeito interessante de conduzir seus contos. Um jeito que envolve o leitor, fazendo-o se interessar por mais de suas histórias. Elas abordam fatos corriqueiros mais de forma mais problematizada e ate mais humorada em alguns casos.

    ResponderExcluir
  36. Os contos do Luiz vilela são muito bons. Fazem de certa forma uma critica a sociedade e o mais legal é a presença do climax na historia e as vezes ele deixa um final incerto, ele deixa um certo espaço que nos faz imaginar um final proprio. Perfeito kkkk

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Olha acada obra do Luiz Vilela que leio me surprendo mais pe imprecionante o quanto ele consegue dar uma volta em nossa imaginação é preticamente confirmar ela e depois mostrar que tudo foi mera ilusão nossa e o fim é totalmente oposto que torna ainda mais intesante ! Quando acho que estou começando a ter uma percepção de seu pensamento, tendo uma idéia de como vai ser o fim ele vem e me dá outra volta e acabo frustando minha expectativa háháhá estou adorando todu que consegui ler até agora !!

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal! Quantos comentários interessantes! Algo que está comum entre as apreciações é quanto ao final dos contos, que além de surpreendente, nega aquela idéia de ‘mensagem’ da obra, como se esta pretendesse ensinar, até doutrinar uma ‘verdade’. Quando na realidade, a arte busca instigar os sentidos do espectador, bem como a literatura ao leitor. Ampliar nosso olhar sobre o que vemos e nos despertar para o que está apagado pra nós. Mas sempre no terreno democrático da interpretação que fazemos da obra. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  40. Os contos de Luiz Villela são muito bons.. gosto do jeito que ele faz todos nós ficarmos refletindo sobre seus contos, seus finais.
    Um conto dele que eu gostei muito foi o "luxo".

    ResponderExcluir
  41. Bom, tenho que confessar , que antes acho que nunca nem tinha ouvido falar nas obras de Luiz Vilela , mas com o projeto Literatura em Cena , passei a conhecer os contos , e a adora-los . Ele trata de assuntos impactantes , que mexem com a imaginação , que muitos preferem não se referir a eles , mas Luiz Vilela aposta nisso como uma oportunidade de cativar o leitor . Gostei muito do trabalho dele =D

    ResponderExcluir
  42. Gostei bastante das obras do Luiz Vilela, esses contos despertam bastante nossa curiosidade,ativa nossa imaginação nos colocando no lugar dos personagens , por serem temas do nosso cotidiano,muitas vezes lembramos de coisas que já aconteceram conosco ou pensando qual seria nossa reação em cada situação. É isso, adorei ter conhecido um pouco sobre os contos dele. Andressa Queiroz

    ResponderExcluir
  43. Os contos de Luiz Vilela retratam temas polêmicos que geralmentes são presentes no nosso dia-a-dia, na qual na maioria de seu contos ele sempre deixa um mistério no final, onde ele deixa ele deixa seus leitores tenso, curioso para saber o final, porém são os leitores é quem sua própria imaginação para um final do conto. :)

    ResponderExcluir
  44. acho legal os contos do Luiz Vilela pois, não tem um final especifico, fica sempre a duvida de como eles acabariam, mais acho que iria ficar mais legal ainda, se o Luiz Vilela quando estivesse a beira da morte, colocasse os finais dos contos num baú, e deixasse como patrimonia pra sociedade!

    ResponderExcluir