sexta-feira, 22 de abril de 2011

Criação do Teatro Vianinha

por Michele Soares

Ao final dos anos 1970, a renda dos ingressos dos espetáculos do grupo Meca (Movimento Experimental de Cultura), juntamente com arrecadação em campanhas populares, são destinadas a ajudar o que vem a ser uma das maiores realizações do grupo, a construção de sua sede – o Teatro Vianinha. Em primeiro lugar o grupo consegue a doação de um terreno de localização central (rua 24 com avenidas 5 e 7, n.º 154), inicialmente em comodato, na gestão do então prefeito Fued Dib e posteriormente, essa concessão é regulamentada, ao final da gestão do prefeito Acácio Cinta, sendo então transferido para o nome do Meca. Nesse sentido, a construção do teatro é um movimento de luta e resistência do grupo, que buscava criar um espaço cultural, um local para que pudesse oferecer uma programação efetiva de atividades artísticas. E para isso, na visão do grupo, não era necessário um prédio luxuoso e com grandes recursos, mas que possibilitasse a criação de seus espetáculos, com períodos de ensaio e de temporada para as apresentações, além de facilitar a vinda de outros grupos e eventos. Assim foi construído o Teatro VianinhaOduvaldo Vianna Filho – de forma simples e inaugurado em 27 de março de 1980, data em que também se comemora o dia internacional do teatro.

Teatro Vianinha. Parte interna vista da platéia (2003).
Espetáculo: Fica Comigo Esta Noite

Apreciei a simplicidade objetiva da construção, retratando os verdadeiros motivos da arte (...) Apreciei os bancos de cimento, o madeiramento à descoberto, o palco de dimensões não muito avantajadas (...) A razão é simples: apreciei tudo isso porque significava a realidade, e não sonhos miraculosos de suntuosidade impossível e desnecessária. Apreciei essencialmente porque era o retrato vivo da luta feroz de um grupo de jovens, com disposição de gigantes, embora pessoas tão comuns como eu, com horário de trabalho, com obrigação diária pela conquista do pão de cada dia”. Manoel Tibúrcio. Coluna K Entre Nós. Jornal Cidade de Ituiutaba, Ituiutaba, 10.abril.1980


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. os sonhos são bastante importante e esse(teatro Vianinha) me proporcionou bastante alegria e diversão) já tive a oportunidade de ver 2 peças (Arevolta dos dentes e Era uma vez um rio).

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não assisti nenhuma peça no Teatro Vianinha, porém eu achei muito legal e interessante a história, muitas coisas que eu não sabia sobre o lugar, e eu tenho muita vontade de assistir à alguma apresentação lá.

    ResponderExcluir
  4. Pela primeira vez eu vou ver uma peça de teatro no teatro vianiha.Deve ser muito bom la depois que ele foi reformado.Estou doidao para ir ver a peça.Falow galerinha!

    ResponderExcluir
  5. Estou súper animada para visitar e conhecer o teatro Vianunha, tenho certeza que será uma ótima experiência e uma enorma oportunidade para todos. Estou anciosa!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal o post, o melhor do blog para min, li todos e achei muito interessante, ja que eu visitei aqui, visitem la www.radioloucosom.com

    ResponderExcluir
  8. Já assisti algumas peças lá e gostei muito, acho que e um espaço muito interessante e estou ansiosa para retornar.

    ResponderExcluir
  9. Nunca assisti nenhuma peça no teatro Vianinha mas acho que irá ser uma experiência lega e estou muito ansioso para irmos.

    ResponderExcluir
  10. noosa anos que eu nao vou no teatro vianinha quandu fui lá eu tinha 5 anos pra ganha ovo de pascoa... haha'

    Alexandra Alcantara

    ResponderExcluir
  11. Ancioso para assistir as encenações dos contos do Vilela no teatro. Tomara que todos também estejam animados para ir, pois há oportunidades que são únicas.

    ResponderExcluir
  12. *-*' foi ótimo conhecer um pouco da história desse teatro ...
    estou ansioso pra assistir uma peça lá ...
    ver só por foto não tem graça !

    ResponderExcluir
  13. O espetáculo bem elaborado e bem apresentado, não precuisa se de um luxuoso espaço o q mostrou o grupo MECA com suas otimas apresentações, ancioso
    =D =D

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante, pois eles lutaram pelos seus objetivos, e fizeram algo simples, que conseguiu transmitir toda a mensagem da arte e cultural de ituiutaba.

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante a criaçao do teatro , apesar de nunca ter assistido a nenhuma peça, acho uma iniciativa muito importatne, pois na cidade não possui nenhum local.

    ResponderExcluir